sábado, 14 de agosto de 2010

PADRE JOÃO MARIA

Padre João Maria
Padre João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em Jardim de Piranhas – RN na Fazenda Logradouros a 23 de junho de 1848, onde sua mãe veio a lhe chamar João por causa da sua devoção a São João.

Entrou no Seminário de Olinda (PE), aos 13 anos. Ordenou-se sacerdote no Seminário de Prainha em Fortaleza (CE) no dia 30 de novembro de 1871. Celebrou a sua primeira Missa em Caicó, sua terra natal.
Assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Natal (RN) em 07 de agosto de 1881. Passou 24 anos como vigário desta Paróquia.
O zelo sacerdotal e a fidelidade à vocação fizeram de sua caminhada um exemplo para todos, onde a oração e o serviço ao próximo foram o centro de sua vida. Foi um padre de vida espiritual intensa, conseguindo grande freqüência de fiéis aos atos religiosos. Junto aos poderes públicos obteve um terreno para construir uma nova Igreja. Hoje nesse terreno está erguida a Catedral de Nossa Senhora da Apresentação em Natal (RN).
Durante seu ministério em Natal houve vários períodos de seca e grande epidemia de varíola no estado, causando grande emigração do interior para a capital. Para esses flagelados, o Pe. João Maria foi o sacerdote, o médico, o enfermeiro e o amigo, levando conforto espiritual (os sacramentos e a catequese) e o apoio material de tudo o que podia dispor, para aliviar o seu sofrimento.
Pois, o seu lema era “Tudo para todos”. Integrou o movimento abolicionista, fundando a Sociedade Libertadora Norte-Riograndense.
Fundou a imprensa católica no RN dirigindo o periódico “O Oito de Setembro”. Devido ao grande esforço dispendido nessas atividades, adoeceu. Por ordem médica, afastou-se da paróquia e foi para uma casa de amigos situada no Alto do Juruá, em Petrópolis (Natal), onde veio a falecer em 16 de outubro do ano de 1905. Neste mesmo local foi construída a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, de quem Pe. João Maria era devoto. O altar dessa honrosa igreja foi erguido onde era o quarto em que o servo de Deus morreu. Hoje, nessa Igreja está o seu Mausoléu com os seus restos mortais que foram transladados do Mausoléu do Cemitério do Alecrim no dia 17 de julho de 1979 por ordem do Arcebispo Dom Nivaldo Monte, com a presença do Mons. Geraldo Ribeiro de Almeida e Mons. Ermard L’ Eraisfre Monteiro. Além de uma lembrança inesquecível que cada dia mais se arraiza nos corações natalenses, existem três monumentos em sua memória: o busto na Praça Pe. João Maria na Rua João Pessoa, no centro de Natal e a placa comemorativa na casa que foi longos anos sua residência, o Orfanato Pe. João Maria onde se faz a caridade pública e no Heremitério Santo Lenho na estrada do município de Macaíba (RN). http://www.pns-lourdes.org.br/padrejoaomaria.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário